Julgo que a maioria das pessoas sabe o que são alpargatas: um sapatinho de pano com sola de corda.
É claro que se eu perguntar a uma pessoa que não acompanhe as tendências, ou se por acaso perguntar à minha avó, talvez não saibam responder. Agora quando alguém é funcionário/a numa loja de Marca que comercializa acessórios, roupa e sapatos, tanto para o dia como para noite, e na maior Avenida de uma Capital Europeia (Av. da Liberdade-Lisboa), tal não é admissível.
Vou contar-lhes o sucedido no passado sábado, à tarde.
Entrei na Michael Kors Lisboa à procura das novas alpargatas da marca.
Enquanto observava, veio na minha direcção uma das funcionárias com a pergunta da ordem: "posso ajudar?" ao que respondi:
- "Boa tarde.Sim, estou à procura das alpargatas da nova colecção"
A rapariga olhou para mim como se tivesse a pedir algo do outro mundo. Tentando disfarçar, respondeu que não sabia se já tinham recebido e que ia perguntar à colega.
Dirigiu-se então a dois colegas que estavam ao pé da caixa.
Uma das colegas que ali se encontrava de imediato soltou uma gargalhada, olhando em simultâneo para mim.
Obviamente fiquei furiosa e extremamente aborrecida, pelo que fui na direcção deles e voltei a repetir:
- "Desculpem... mas já receberam as novas alpargatas MK?"
Enquanto a tal funcionária se tentava controlar para não continuar a rir, o outro funcionário (um rapaz) perguntava num tom irónico:
-"Alpar que?"
Eu, incrédula, respondi:
- "Alpargatas, sapatinhos de pano com sola de corda, tipo as Paez. Sabem?!"
A primeira funcionária, que entretanto havia feito imenso esforço para não rir, ainda tentou ser amável e pegou num sapato de cunha com sola em corda e perguntou se era aquele género que procurava.
(Realmente muito parecido!!!)
A sério que estava de boquiaberta por tamanha ignorância e falta de formação, mas estava muito mais indignada pela reacção daqueles 3 funcionários. Inconcebível!
Dei meia volta e fui até ao El Corte Inglês.
Ali chegada, dirigi-me ao "corner" da Michael Kors, onde estavam dois funcionários, a Vanessa e o Rodolfo, aos quais perguntei se sabiam o que eram alpargatas. Responderam prontamente que era um determinado tipo de sapato e a Vanessa, super simpática e atenta, até me perguntou se já tinha visto o novo modelo da MK.
Contei-lhes o sucedido na Loja da Av. da Liberdade e não queriam acreditar!
Ainda tentaram desculpar os colegas, dizendo que existem 2 ou 3 estrangeiros a trabalhar na MK da Av. da Liberdade, ao que lhes respondi que aqueles 3 que me haviam atendido eram mesmo portugueses, e que ainda que não fossem, as risadas que soltaram eram pouco profissionais.
Ainda tentaram desculpar os colegas, dizendo que existem 2 ou 3 estrangeiros a trabalhar na MK da Av. da Liberdade, ao que lhes respondi que aqueles 3 que me haviam atendido eram mesmo portugueses, e que ainda que não fossem, as risadas que soltaram eram pouco profissionais.
Acabei por comprar o pretendido no El Corte Ingles e sinceramente, tenho pouquíssima vontade de voltar a pôr os pés na MK da Avenida da Liberdade.
São uns parvos!! Trabalham na MK da Av. da Liberdade, so what? Com tanto licenciado desempregado teem é sorte em terem emprego! Se você tivesse desembarcado de Luanda eles iam entendê-la no seu melhor "crioulo"!!
ResponderEliminarAcho que presenciaste muita falta de cultura geral! Duvido que a tua avó não saiba o que são alpargatas ou alpercatas (como se diz na minha região) ;)
ResponderEliminarPior que a ignorância desses 3 funcionários só mesmo a falta de educação e formação.
ResponderEliminarTerrível